Escola Básica e Secundária de Rio Tinto, Gondomar

Benvindo ao clube
Escola Básica e Secundária de Rio Tinto, Gondomar!

Filtros:

Actividades Notícias Recursos

Actividade

Isto é Matemática...Os maiores segredos do mundo

Data de início: 07-02-2020

Data de fim: 07-02-2020

Isto é Matemática… Os maiores segredos do mundo No dia 7 de fevereiro de 2020 esteve na Escola Secundária de Rio Tinto o Dr. Rogério Martins para dinamizar a palestra-show “Isto é Matemática… Os maiores segredos do mundo”. Nela estiveram presentes alunos, desde o 9º ano de escolaridade até ao 12º ano, das escolas do agrupamento, onde questões do dia-a-dia foram analisadas, explorando o seu lado matemático, e realizadas experiências ao vivo. Os temas foram do agrado de todos os presentes (alunos e professores) pois para além de mostrarem a ligação da matemática com outras áreas do saber (física, filosofia, história, entre outras) aumentou a motivação dos estudantes para a disciplina de matemática e mostrou a importância do questionamento constante para o desenvolvimento de um espírito crítico, essencial à resolução de problemas.

Imunidade e Cancro

Data de início: 23-06-2020

Data de fim: 23-06-2020

Encontros com a Ciência… em casa A série de videoconferências Encontros com a Ciência … em casa terminou com a videoconferência “Imunidade e Cancro”, esta resultante da parceria entre o Clube Ciência Viva da Escola Secundária de Rio Tinto e o Laboratório Aberto – Ipatimup/i3S. Neste evento alunos do 12º ano da opção Biologia, professores do grupo disciplinar 520, parceiros e convidados, estiveram à conversa com a investigadora Maria José Oliveira lider do Grupo de Interações Tumorais e Microambientais no Instituto i3S de Pesquisa e Inovação em Saúde e no Instituto INEB de Engenharia Biomédica, Universidade do Porto. Esta investigadora, para além de forma sumária apresentar a ação das células efetoras do sistema imunitário, focou-se na ação dos linfócitos T no controlo do desenvolvimento de tumores, no modo como as células tumorais “enganam” o nosso sistema imunitário e no desenvolvimento de terapias imunomodeladoras que inibem a invasão e metastização tumoral. Esta videoconferência encerrou o ano letivo da disciplina de Biologia 12 para os alunos que nela participaram.

Geologia Forense

Data de início: 18-06-2020

Data de fim: 18-06-2020

Dando continuidade aos nossos "Encontros com a Ciência ....em casa", o Clube Ciência Viva da Escola Secundária de Rio Tinto, em parceria com o ICT, promoveu a videoconferência/zoom-meeting sobre Geologia Forense, que decorrerá no próximo dia 18 de Junho, pelas 16h. O orador desta videoconferência será o Professor Doutor Fernando Noronha, Professor Emérito da Universidade do Porto. Para aceder a este evento o link segue abaixo. https://fc-up-pt.zoom.us/j/94406818462

Actividade

Dia Internacional da Biodiversidade - Zoom meeting (palestra em videoconferência)

Data de início: 22-05-2020

Data de fim: 22-05-2020

O Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas a 22 de maio porque foi a 22 de maio de 1992 que se adotou o texto final da Conservação da Diversidade Biológica. O Clube Ciência Viva da Escola Secundária de Rio Tinto do AERT3 não poderia ficar indiferente. Assim, promoveu um zoom meeting (palestra em videoconferência) sobre a temática, dinamizado pela Dr.ª Sara Antunes, que desde 2012 é professora e investigadora da Universidade do Porto. Este encontro decorrerá, no próximo dia 22 de maio, pelas 10h. Link de acesso: https://zoom.us/j/95220713787 Em anexo segue o cartaz deste evento. Contamos com a Vossa presença. A equipa do Clube Ciência Viva da Escola Secundária de Rio Tinto

Encontro de Ciência... em casa

Data de início: 30-04-2020

Data de fim: 30-04-2020

O Clube Ciência Viva da Escola Secundária de Rio Tinto - AERT3 vai levar Ciência até casa através de duas iniciativas: uma pequena publicação, a 29 de abril, e um zoom meeting, no dia 30 de abril, pelas 10 horas, dinamizado pelo professor Pedro Nogueira, da Universidade de Évora e do ICT, subordinado ao tema “Geologia marinha: livro de campo”. Ver links em baixo.

Morada da escola:
Tv. da Cavada Nova