Escola Secundária da Quinta do Marquês, Oeiras
VOLTAR

Benvindo ao clube
Escola Secundária da Quinta do Marquês, Oeiras!

Filtros:

Actividades Notícias Recursos

Actividade

Modelos da Estrutura Interna da Terra

Data de início: 03-01-2019

Data de fim: 30-12-2020


A Terra apresenta uma composição química e física que importa explorar. Os alunos integrando conhecimentos sobre estes modelos elaboram um modelo 3D recorrendo à plasticina e diferenciando as camadas, ora em função da composição química, NiFe; FeMa; SiAl e SiMa, ora em função das propriedades físicas dos seus constituintes. O resultado final é um modelo 3D da Terra. Modelo Químico e Modelo Físico.

Ler mais
Actividade

Concurso Cientificamente Provável

Data de início: 03-01-2020

Data de fim: 30-04-2020


Os alunos do 3ºciclo foram desafiados a criarem poemas ou textos de ciência, prosa ou poesia segundo o regulamento do projeto Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares. O Clube Ciência Viva da ESQM, em parceria com a Biblioteca Escolar, lançou o concurso “Cientificamente Provável” aos alunos do 3º ciclo, em janeiro de 2020. O concurso de escrita criativa, subordinado ao tema “A ciência no dia-a-dia”, permitiu aos alunos criarem textos na modalidade de prosa e /ou poesia, integrando diferentes áreas do saber científico, da proteção e conservação da natureza, aplicando competências de escrita e desenvolvendo a criatividade e a imaginação. Apresentaram-se a concurso 85 trabalhos (8 do 7º ano, 48 do 8º e 29 do 9º ano) assinados com pseudónimos criados pelos alunos, devidamente entregues em envelopes fechados. Na avaliação dos trabalhos esteve presente um júri constituído pelas professoras Maria dos Anjos Tomaz (professora de biologia e geologia), Maria Luzia Carapeto (professora de português) e Olga Afonso (coordenadora da BE e professora de português). A qualidade dos trabalhos a concurso surpreendeu o júri de forma positiva, tornando difícil a atribuição dos prémios: 1º LUGAR: “A metamorfose”, Maria Elizabete Costa (pseudónimo de Joana Magalhães, 8ºA) 2º LUGAR: “Ciclo da água”, de Nazaré Gomes (pseudónimo de Ana Teresa Martins, 8ºA) 3º LUGAR: “Inexatidão existente da ciência atual”, de Laura Martins (pseudónimo de Sara Silva, 8ºB) MENÇÕES HONROSAS: - “A química no amor”, de Maria Antonieta Cupido (pseudónimo de Cátia Martins, 8º A) - “Movimento Contínuo”, de Mário Martins (pseudónimo de Miguel Rolo, 8ºA) - “A natureza de hoje em dia”, de Zulleica (pseudónimo de Anna Carolina Antunes, 8ºA)

Ler mais
Actividade

Biodiversidade da Manta Morta

Data de início: 01-01-2019

Data de fim: 30-12-2020


Os alunos são convidados pela professora a descobrir a biodiversidade da escola. Assim, identificando as questões problema partem à descoberta... de bata, luvas, de pá, pinças, telemóvel e com a ajuda de um saco de plástico recolhem a manta morta para posterior observação à lupa binocular e classificação dos principais grupos taxonómicos. No final realizam um registo das observações efectuadas recorrendo ao desenho e avaliação por relatório e a manta morta recolhida é devolvida ao local de recolha.

Ler mais
Actividade

Ribeira da Lage... Uma Ribeira a Proteger!

Data de início: 13-02-2020

Data de fim: 13-02-2020


Os alunos, começaram por identificar os ecossistemas mais vulneráveis nas imediações da Escola. Foi identificada a Ribeira da Lage e foi feita a caraterização deste ecossistema e o levantamento das possíveis fontes de poluição. Procedeu-se à análise de macroinvertebrados para posterior determinação do índice BMWP para avaliação da qualidade da água. Depois do trabalho de investigação iniciaram-se uma série de contactos com entidades e instituições locais (CMO, ITQB; Junta de Freguesia) para sensibilização e criação de medidas de proteção do ecossistema avaliado e monitorizado.

Ler mais
Actividade

Biodiversidade Exótica - Marina de Oeiras

Data de início: 14-07-2019

Data de fim: 14-07-2019


Conhecer a biodiversidade marinha das nossas praias, rochosas e arenosas e compreender a necessidade de distinguir as espécies indígenas das não indígenas são dois desafios propostos nesta ação. Os participantes poderão vestir a pele do investigador e recorrendo a guias de espécies, redes, lupas entre outros materiais de uso do quotidiano de um cientista, poderão descobrir não só a biodiversidade marinha na Marina de Oeiras, como os vetores pelos quais chegam à nossa costa espécies não indígenas que podem colocar em desequilibrio o ecossistema marinho. O jornal de Oeiras esteve no local onde foi possível recolher recolher o lixo marinho da marina, identificar espécies exóticas e sensibilizar as populações para a necessidade de proteger e conservar os oceanos.

Ler mais
Actividade

Laboratórios em Campo: Parque Natural da Arrábida

Data de início: 13-12-2019

Data de fim: 13-12-2019


A natureza é um laboratório Vivo. Os alunos através de uma saída de campo entram em contacto com o património natural do Parque Natural da Arrábida e aprendem a conhecer e a proteger. Munidos de cartas geológicas, lupas, máquina fotográfica e guia de campo exploram a natureza e realizam atividades no âmbito de diversas disciplinas. O percurso integra a fauna e flora da praia do Creiro, Portinho da Arrábida e ainda permite a visita ao Museu Oceanográfico do Parque Marinho Luíz Saldanha.

Ler mais
Actividade

A Ciência da Pipoca Entre Outras delícias!

Data de início: 27-11-2019

Data de fim: 27-11-2019


O Clube Ciência Viva na Escola Secundária Quinta do Marquês apresenta aos seus cientistas a ciência da pipoca, explosão no microondas-o bolo da caneca, Bactérias em Ação - iogurte como atividades da cozinha é um laboratório.Vestidos a rigor, os participantes são desafiados para colocar mãos na cozinha e produzir bolos com moléculas, por a pipoca aos saltos ou ainda descobrir como é que as bactérias trabalham para fazer um belo iogurte. A meta final é comer de forma saudável para o indivíduo e sustentável para o planeta Terra.

Ler mais
Actividade

Geologia da Praia de Carcavelos

Data de início: 30-11-2019

Data de fim: 30-11-2019


Conhecer a geologia da praia de Carcavelos interpretando a paisagem e reconstituindo paleoambientes em função dos restos de seres vivos fossilizados. Ou ainda, reconhecer a ação dos agentes erosivos da orla costeira e o seu papel na formação das rochas que integram o ciclo das rochas é o desafio lançado para compreender os fenómenos geológicos que decorreram ao longo da escala do tempo geológico, desde o mesozóico até às areias do quaternário.

Ler mais
Morada da escola:
R. das Escolas - Quinta do Marquês
Código Postal da escola:
2780102
Localidade:
Oeiras
Telefone da escola:
214571351
Website da escola:
http://www.esqm.pt/

Pesquisar