Escola Básica Nuno Gonçalves, Lisboa
VOLTAR

Benvindo ao clube
Escola Básica Nuno Gonçalves, Lisboa!

Filtros:

Actividades Notícias Recursos

Actividade

Olaria

Data de início: 25-11-2019

Data de fim: 25-11-2019


Os alunos do 7º ano que frequentam o Clube Ciência Viva, na EB 2,3 Nuno Gonçalves, criaram um momento de partilha com os colegas de 5º ano do AENG. Com esta atividade pretendeu-se assinalar o Dia Nacional de Divulgação Científica (24 de novembro) e divulgar o trabalho realizado pelos alunos no Clube. O Workshop iniciou-se com uma breve introdução, em que os alunos mostraram algumas peças de barro tradicionais portuguesas - galo de Barcelos, louça de Viana, peças de Nisa e de Monsaraz. Seguiu-se uma breve explicação sobre a origem das argilas (meteorização das rochas) e observação de amostras de argila.

Ler mais
Actividade

Cortiça

Data de início: 28-11-2019

Data de fim: 28-11-2019


Os alunos do 8º ano que frequentam o Clube Ciência Viva na EB 2,3 Nuno Gonçalves assinalaram o Dia Nacional de Divulgação Científica, apresentando o trabalho que desenvolveram ao longo do período, a alunos dos 1º e 3º ciclos do ensino básico. Os alunos das EB 1 Natália Correira e Sampaio Garrido participaram no Workshop com bastante entusiasmo.

Ler mais
Actividade

AS TRADIÇÕES E OS COSTUMES AOS OLHOS DE WHITTAKER

Data de início: 06-01-2020

Data de fim: 13-03-2020


As lendas são narrativas, de origem popular, criadas e transmitidas, oralmente, de geração em geração. A palavra lenda deriva do latim e significa "deve ser lido". Estas narrativas de carácter local e mundial relatam acontecimentos duvidosos e muitas vezes associam elementos fantasiosos. Em Portugal, o domínio do fantástico está bem representado através da relação do Homem com os seres vivos, plantas e animais. São exemplos disso, a Lenda do Galo de Barcelos, a Lenda da Rainha Santa Isabel e ainda a Lenda da Pena de França. Esta última terá acontecido na zona limítrofe do Agrupamento e, por este motivo, com um significado especial. Os alunos do 11º ano da disciplina de Biologia e Geologia, tendo por base o contexto das tradições, na unidade 8 - sistemática dos seres vivos, elaboraram pôsteres de carácter científico sobre o ser vivo envolvido na lenda que selecionaram. Em anexo (ler mais) podem ser consultados alguns desses pôsteres que deveriam integrar, no final do ano letivo, a exposição à comunidade. Esta exposição foi cancelada devido à situação de pandemia provocada pelo Covid-19.

Ler mais
Actividade

O SAL NAS TRADIÇÕES ALIMENTARES

Data de início: 22-01-2020

Data de fim: 11-03-2020


No âmbito das tradições associadas à utilização do sal na conservação dos alimentos, os alunos do 2.º ciclo questionaram-se acerca de como este era produzido, efetuaram pesquisas e desenvolveram um protocolo experimental para a simulação da sua produção natural. Em ensaios preliminares, produziram sal a partir de soluções de diferentes concentrações de sal de cozinha, colocadas numa estufa com temperatura controlada. Reforçaram as noções de solução, solvente, soluto, solúvel, solução saturada, e familiarizaram-se com técnicas e instrumentos de medição de volume e de massa. Numa segunda fase, produziram sal a partir de amostras de água do mar recolhidas na Praia de Caxias. Experimentaram as técnicas de decantação e de filtração. Constataram a importância da matemática, e em particular, da estatística, assim como, a necessidade de aumentar o número de réplicas, no tratamento dos resultados experimentais para a determinação de parâmetros como a densidade da água e a salinidade. Os alunos foram ainda surpreendidos com a geometria dos cristais de halite obtidos, que puderam observar com recurso à lupa binocular. Ficou por se averiguar a influência da temperatura na cristalização do sal marinho e levantaram-se questões relacionadas com os fatores que influenciam os parâmetros determinados para a água do mar.

Ler mais
Actividade

FORMAÇÃO SOBRE TRABALHO EXPERIMENTAL

Data de início: 06-02-2020

Data de fim: 06-02-2020


No dia 6 de fevereiro, o Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves dinamizou, com um dos seus parceiros - Clube UNESCO Ciência, Tradição & Cultura – a 2ª sessão de formação, sobre as potencialidades do trabalho experimental, destinada a todos os professores do 1º ciclo e também aos professores dos Grupos Disciplinares 520 e 230.

Ler mais
Actividade

AS NOSSAS TRADIÇÕES À LUZ DA CIÊNCIA: DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS

Data de início: 01-10-2020

Data de fim: 13-03-2020


Durante o 1º e o 2º períodos, os alunos do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves desenvolveram trabalhos, no âmbito da área disciplina do Estudo do Meio, das disciplinas de Ciências Naturais, Biologia e Geologia e ainda do Clube Ciência Viva, sobre algumas tradições do nosso país. Pretendeu-se que os alunos não só conhecessem e valorizassem essas tradições, mas também fossem capazes de explicar cientificamente algumas delas. De acordo com o interesse dos alunos, as tradições selecionadas foram agrupadas em: (1) alimentares, incluindo os cereais e o pão, a abelha e o mel, as sobremesas, a conservação tradicional dos alimentos; (2) tradições associadas à utilização e benefícios das rochas, destacando-se o granito e a cantaria, o barro e a olaria e as águas termais. (3) tradições assentes na exploração de recursos animais e vegetais, como o sobreiro e a cortiça, da seda ao bicho da seda. Privilegiaram-se os trabalhos de pesquisa e os trabalhos práticos experimentais, tendo os alunos, com a orientação dos respetivos professores, divulgado à comunidade alguns desses trabalhos, num padlet, o qual pode ser consultado no anexo.

Ler mais
Actividade

As nossas tradições sob o olhar da ciência – A indústria da seda

Data de início: 01-12-2019

Data de fim: 13-03-2020


Os alunos do 5º ano, nas aulas de Ciências Naturais, iniciaram este projeto realizando pesquisas sobre o bicho-da-seda, o seu ciclo de vida e a sua importância na indústria da seda, como fonte de matéria-prima. Pretendia-se que conhecessem a tradição da indústria da seda em Portugal, mas também desenvolvessem capacidades dos processos científicos. Após as pesquisas, os alunos centraram-se no ciclo de vida do bicho-da-seda, tendo observado o seu desenvolvimento e metamorfoses. Para a recolha e sistematização dos dados, os alunos recorreram à lupa de bolso e à lupa binocular e organizaram os registos das observações numa tabela. Foram observados os ovos, as lagartas, após a eclosão, os casulos, as crisálidas e as borboletas e, após a observação, fizeram os registos na respetiva tabela. Numa segunda fase, estava previsto os alunos realizarem atividades práticas experimentais por forma a encontrarem uma resposta à questão: “Qual o tipo de folha de amoreira mais adequado ao desenvolvimento do bicho-da-seda?” Estas atividades não se realizaram, uma vez que, na altura, ainda não havia folhas de amoreira negra disponíveis e, entretanto, terminaram as aulas presenciais devido ao Covid-19.

Ler mais
Actividade

AS SALINAS DE RIO MAIOR

Data de início: 23-01-2020

Data de fim: 23-01-2020


No dia 23 de janeiro, os alunos do 3º ciclo que frequentam o Clube Ciência Viva no AENG, realizaram uma visita de estudo às Salinas de Rio Maior, para conhecimento, em contexto, de algumas tradições associadas à utilização e exploração do sal, uma vez que estavam a trabalhar a conservação dos alimentos pelo sal. Para complementarem a informação, visitaram também a Casa Senhorial, onde puderam observar testemunhos de tradições ainda mais antigas da região. Nesta visita, os alunos entrevistaram várias pessoas, com atividade comercial na zona das Salinas, tendo posteriormente feito uma reportagem sobre as tradições do sal desta região. O vídeo pode ser consultado em anexo.

Ler mais
Actividade

ALIMENTAÇÃO

Data de início: --


Os alunos do 9º ano pesquisaram tradições antigas, associadas à conservação de alimentos por sal, açúcar e vinagre, em diferentes regiões do país. Pretendeu-se que eles conhecessem e valorizassem essas tradições, mas também fossem capazes de organizar, com a orientação do professor, pequenas investigações, recorrendo ao trabalho experimental, por forma a fundamentarem cientificamente essas tradições. No final deste trabalho, os alunos dinamizaram um workshop para os colegas do 4º ano da Escola Victor Palla, para assinalarem o Dia Nacional de Divulgação Científica (24 de novembro) e divulgarem, junto da comunidade, o trabalho desenvolvido.

Ler mais
Morada da escola:
Avenida General Roçadas nº 40
Código Postal da escola:
1170163
Localidade:
Lisboa
Telefone da escola:
218150086
Website da escola:
http://aenunogoncalves.com/index.asp
Áreas temáticas do clube:
Tema Geral: As nossas tradições à luz da Ciência Sub-temas: Alimentação O barro e a olaria O sobreiro e a cortiça Termas e águas minero medicinais Agricultura sustentável
Público Alvo do clube:
O projeto envolve alunos do 1º ciclo ao 11º ano das diferentes escolas do Agrupamento.
Descrição:

O Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves funciona em duas vertentes: uma em articulação com as aulas das disciplinas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia, em que são propostas tradições do nosso país, como contexto de aprendizagem dos diferentes temas do currículo e a outra vertente, facultativa, em que os alunos exploram, mais aprofundadamente, aspetos científicos das tradições em estudo nas aulas de Ciências/Biologia e Geologia e também de outras tradições do interesse dos alunos, sendo privilegiado, no espaço desta última vertente do Clube, o trabalho experimental investigativo.

O Clube, ao envolver alunos de todo o Agrupamento, funciona nas diferentes escolas do Agrupamento.



Pesquisar