Page 69 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  VIANA DO CASTELO                     PONTE DE LIMA


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FREIXO



                  Áreas científicas principais: Robótica, Física, Química, Ciên-
                  cias Naturais, Geografia
                  Parceiros:  Weproductise, Universidade do Minho, Centro de
                  Ciência Viva de Braga, Beeverycreative, Universidade do Porto,   FREIXO@SCIENCES 4.0
                  Câmara Municipal de Ponte de Lima, CENFIPE
                  Níveis/anos de escolaridade: 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos de es-
                  colaridade
                  Comunidade envolvida: Toda a comunidade educativa






















                  A enorme força de vontade e acreditar que podemos fazer a diferença com
                  o trabalho em equipa, permitem criar uma cultura de promoção e desen-
                  volvimento de valores para um mesmo fim: inovação, mudança e melhoria.
                  Nenhum problema é visto como um obstáculo, mas antes como um de-
                  safio que pode ser superado. E se falhamos, temos sempre a possibilida-
                  de de tentar de novo.
                  No AE Freixo o maior desafio é encontrar as respostas necessárias para
                  que os alunos tenham condições de aprendizagem em linha com as ten-
                  dências mais atuais, quer de educação quer sociais e ajustadas à realida-
                  de em permanente mudança.
                  Qualificar os nossos alunos para as competências digitais constitui um
                  enorme desafio, que pretendemos dar resposta com o projeto Freixo@
                  Sciences 4.0.
                  Neste sentido foi nossa pretensão abranger fatores como a inclusão
                  social e a literacia digital, o acesso físico e cognitivo de toda a popula-
                  ção aos serviços digitais, a produção e disseminação de informação, a
                  privacidade e segurança, a utilização intensiva das TIC no processo de
                  educação ao longo da vida bem como acesso às últimas tecnologias nas
                  áreas STEM.
                  As atividades desenvolvidas permitiram ter um impacto fundamental na
                  missão da escola de proporcionar aos alunos oportunidades únicas de
                  aprendizagem na área das ciências. Considerando ainda, que as STEM
                  constituem o foco primordial para o desenvolvimento dos alunos e a fu-
                  tura integração numa sociedade onde as competências nas áreas STEM
                  são absolutamente essenciais.

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