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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
CENTROS CCV
GALERIA DA BIODIVERSIDADE - CENTRO CIÊNCIA VIVA, PORTO
A pedido dos Clubes testemunhamos as parcerias com: e autónomo levado a cabo na construção do seu terrário e na
manutenção dos jardins interiores da Escola Básica de Ama-
O AE Pêro Vaz de Caminha através da dinamização de ativi- rante. Através destes projetos, os mais jovens puderem, sem
dades para todos os seus anos e ciclos, durante uma semana, dúvida, perceber que para cuidar é preciso compreender!
inteiramente dedicada à ciência. A nossa equipa de Serviço
Educativo, esteve no terreno, a trabalhar diretamente com os O Clube Ciência Viva na Escola Secundária Filipa de Vilhena
alunos, desenvolvendo atividades como Mistérios do ADN, Bio- desenvolveu uma nova parceria com a Galeria da Biodiversida-
-mundo invisível, Formação de Cristais e Biodiversidade em nosso de / Jardim Botânico da Universidade do Porto, que permitiu a
redor. O empenho e desempenho dos alunos deste agrupa- realização da atividade “Árvores da Filipa”, com a identificação
mento foram excelentes, tendo-nos acolhido com interesse e inventariação do património arborícola do nosso Jardim, rea-
e entusiasmo! Para além desta semana, os alunos deste agru- lização de visitas de estudo e o apoio e consultadoria científica,
pamento fizeram várias visitas orientadas, participando igual- num diálogo constante e enriquecedor. A empreendedora Es-
mente em oficinas de caráter laboratorial e/ou experimental cola Secundária Filipa de Vilhena nem em tempo de pandemia
já integradas no plano educativo do Museu. Não podemos deixou de levar as suas turmas em visitas orientadas à Galeria
deixar, por isso, de agradecer às professoras do CCVE deste da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e ao Jardim Botânico
agrupamento, que tanto se empenharam para criar e oferecer da Universidade do Porto! No contexto da parceria estabeleci-
aos seus alunos experiências únicas e inesquecíveis de Arte e da com o Museu de História Natural e da Ciência da Universida-
Ciência! de do Porto, promoveram-se, nas instalações da escola, ações
de capacitação e informação científica que permitiram aos alu-
O AE de Amarante. nos e aos professores a atualização dos seus conhecimentos
“Não há longe nem distância!” Foi com base nesta premissa, relativos aos mais recentes desenvolvimentos da investigação
que dá o nome ao livro de Richard Bach, que surgiu nesta fan- científica, nas áreas da promoção da biodiversidade, evolução
tástica parceria. Este Clube Ciência Viva na Escola destacou-se, e conservação da natureza. Esta parceria permitiu igualmente
desde logo, pela vontade e determinação em desenvolver ofi- desenvolver um projeto científico-didático visando a identifi-
cinas de caráter teórico-prático, nomeadamente laboratoriais, cação da flora existente na escola, no qual os alunos foram os
experimentais e de campo, desde que permitissem aos alu- principais agentes, tendo investigado acerca dos exemplares
nos e aos professores a atualização dos seus conhecimentos botânicos presentes no espaço, e também divulgado o seu
relativos aos mais recentes desenvolvimentos da investigação trabalho a toda a comunidade escolar através da exposição
científica. A principal preocupação foi contribuir para a dina- “Árvores da Filipa”.
mização destas atividades na própria escola, com o intuito de
poder partilhar o trabalho desenvolvido e os seus resultados
com todos os colegas do agrupamento. É com grande admi-
ração que felicitamos este CCVnE pelo trabalho colaborativo
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