Page 305 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 305

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA


                  CENTROS CCV

                   CENTRO CIÊNCIA VIVA DE BRAGANÇA


                  Fomos convidados em várias ocasiões a promover ações de divulgação cientí-
                  fica no âmbito de diferentes projetos dinamizados pelo Clube Ciência Viva do
                  Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, nomeadamente:
                  i.  “Jornadas da Ciência”, a 9 e 10 de maio de 2019, envolvendo 360 alunos,
                      desde o 5.º ao 12.º anos;
                  ii.  “Tarde da Ciência”, a 19 de junho de 2019, envolvendo 120 alunos, desde o
                      Pré-escolar até ao 4.º ano.
                  Foram dois eventos muito dinâmicos, onde o próprio Clube apresentou e pro-
                  moveu ações originais e criativas, comprovando o seu carácter empreendedor
                  e vivo.
                  O CCVB destaca a importância deste Clube na divulgação do Ensino Experi-
                  mental das Ciências enquanto elemento motivador entre os jovens, que lhes
                  permite ver as Ciências de forma integradora e interdisciplinar, tão presente na
                  sua própria realidade quotidiana. Este Clube atua ainda como impulsionador
                  para que todos os professores de Ciências e alunos do Agrupamento partici-
                  pem em projetos de divulgação científica do CCVB, como por exemplo o projeto “Promoção das competências científicas e tec-
                  nológicas”, onde se envolveram alunos desde o pré-escolar até ao 9.º ano do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro e
                  estará em vigor até 2021.




                  O Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas   ii.  o jogo “Batalha naval dos Elementos Químicos”;
                  Miguel Torga tem sido muito ativo e dinâmico na promoção   iii.  visita ao CCVB e à Tabela Periódica em croché.
                  de ações originais e criativas. É num projeto colaborativo que
                  o CCVB está envolvido. O CCVB realizou atividades no âmbi-  O CCVB destaca a importância deste Clube na divulgação do
                  to das comemorações dos 150 anos da Tabela Periódica dos   Ensino experimental das ciências enquanto elemento motiva-
                  Elementos Químicos e recebeu uma Tabela Periódica feita em   dor entre os jovens, que podem ver de forma contextualizada
                  crochê, promovendo uma visita deste Clube Ciência Viva no   como a realidade quotidiana e as ciências estão interligadas.
                  dia 29.11.2019. Com a colaboração do Clube e do Instituto Po-
                  litécnico de Bragança, organizou-se workshop para os alunos   Este Clube atua como galvanizador de todos os professores e
                                                                            alunos do Agrupamento na participação em projetos de divul-
                  do Clube onde se cumpriu o seguinte programa:             gação científica do CCVB, como por exemplo o projeto “Pro-
                  i.  uma palestra sobre a história da tabela periódica desde o   moção das competências científicas e tecnológicas”, onde se
                      seu aparecimento até à atualidade e os cientistas envolvi-  envolveram alunos desde o pré-escolar até ao 9.º ano e durará
                      dos neste processo;                                   até 2021.




















                                                                         305
   300   301   302   303   304   305   306   307   308   309   310