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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
BEJA ODEMIRA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ODEMIRA APRENDER “COM AS MÃOS NA MASSA”
Áreas científicas principais: Biologia, Geologia, Ciências do
Ambiente e Ciências Sociais
Parceiros: Município de Odemira, ICNF, Universidade de Évora,
Instituto Politécnico de Beja, Universidade do Algarve
Níveis/Anos de Escolaridade: Ensino Secundário, 2.º e 3.º Ci-
clos do Ensino Básico
Comunidade envolvida: Encarregados de Educação, Associa-
ções – TAIPA e APCO, empresas locais
As atividades do Clube dão resposta à curiosidade dos alunos em cada
ano letivo, por isso cada ano é uma nova aventura. Contudo, o que faze-
mos acaba por encaixar-se sempre em alguma das seguintes tipologias:
a. Atividades STEM curriculares e extracurriculares em trabalho coopera-
tivo e interdisciplinar.
b. Projetos de investigação/ação em ciência e tecnologia, em trabalho
cooperativo e interdisciplinar, no ensino secundário.
c. Atividades de divulgação científica e partilha de conhecimentos e
competências.
d. Museu de História Natural, uma área expositiva, aberta ao público em
geral.
Os trabalhos de projeto mais autónomos, experimentais e de investiga-
ção, respondem aos interesses dos alunos ou a problemas do seu quo-
tidiano, que eles pretendem resolver através da ciência e tecnologia. O
caminho a percorrer passa por:
a. Definir um problema, colocar questões.
b. Fazer pesquisa em literatura científica: o que já se sabe sobre este as-
sunto?
c. Redefinir o problema a investigar, consoante os resultados da pesquisa.
d. Planificar uma experiência ou um plano de ação que responda ao pro- LEGENDAS:
blema. 1. Medição da qualidade da água
e. Contactar uma instituição relacionada com o problema em estudo ou 2. Medição da qualidade da água
um investigador dessa área (tutor). 3. Divulgação em feiras de ciência
f. Discutir o plano de trabalho com outras pessoas, incluindo o tutor. 4. Trabalho de campo
Melhorar o plano de acordo com esses contributos. 5. Divulgação em feiras de ciência
6. Medição da qualidade da água
g. Arranjar todos os recursos necessários para a realização da investiga-
ção/ação, com ajuda de parceiros e comunidade. 7. Trabalho na câmara de fluxo laminar
h. Realizar a investigação/ação – responsabilidade, organização, espírito
crítico, criatividade perante imprevistos, resiliência.
i. Fazer registos rigorosos de resultados e usar a estatística para os traba- k. Escrever o relatório do trabalho realizado, usando os critérios da escri-
lhar. ta científica.
j. Discutir os resultados e tirar conclusões válidas e legítimas, tendo em l. Apresentar e discutir publicamente o trabalho realizado, adaptando a
conta os resultados e falhas identificadas. comunicação ao público alvo.
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