Page 249 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  BEJA                                 ODEMIRA


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ODEMIRA                         APRENDER “COM AS MÃOS NA MASSA”



                  Áreas científicas principais:  Biologia, Geologia, Ciências do
                  Ambiente e Ciências Sociais
                  Parceiros: Município de Odemira, ICNF, Universidade de Évora,
                  Instituto Politécnico de Beja, Universidade do Algarve
                  Níveis/Anos de Escolaridade: Ensino Secundário, 2.º e 3.º Ci-
                  clos do Ensino Básico
                  Comunidade envolvida: Encarregados de Educação, Associa-
                  ções – TAIPA e APCO, empresas locais





                  As atividades do Clube dão resposta à curiosidade dos alunos em cada
                  ano letivo, por isso cada ano é uma nova aventura. Contudo, o que faze-
                  mos acaba por encaixar-se sempre em alguma das seguintes tipologias:
                  a.  Atividades STEM curriculares e extracurriculares em trabalho coopera-
                    tivo e interdisciplinar.
                  b.  Projetos de investigação/ação em ciência e tecnologia, em trabalho
                    cooperativo e interdisciplinar, no ensino secundário.
                  c.  Atividades de divulgação científica e partilha de conhecimentos e
                    competências.
                  d.  Museu de História Natural, uma área expositiva, aberta ao público em
                    geral.
                  Os trabalhos de projeto mais autónomos, experimentais e de investiga-
                  ção, respondem aos interesses dos alunos ou a problemas do seu quo-
                  tidiano, que eles pretendem resolver através da ciência e tecnologia. O
                  caminho a percorrer passa por:
                  a.  Definir um problema, colocar questões.
                  b.  Fazer pesquisa em literatura científica: o que já se sabe sobre este as-
                    sunto?
                  c.  Redefinir o problema a investigar, consoante os resultados da pesquisa.
                  d.  Planificar uma experiência ou um plano de ação que responda ao pro-  LEGENDAS:
                    blema.                                                     1. Medição da qualidade da água
                  e.  Contactar uma instituição relacionada com o problema em estudo ou   2. Medição da qualidade da água
                    um investigador dessa área (tutor).                        3. Divulgação em feiras de ciência
                  f.  Discutir o plano de trabalho com outras pessoas, incluindo o tutor.   4. Trabalho de campo
                    Melhorar o plano de acordo com esses contributos.          5. Divulgação em feiras de ciência
                                                                               6. Medição da qualidade da água
                  g.  Arranjar todos os recursos necessários para a realização da investiga-
                    ção/ação, com ajuda de parceiros e comunidade.             7. Trabalho na câmara de fluxo laminar
                  h.  Realizar a investigação/ação – responsabilidade, organização, espírito
                    crítico, criatividade perante imprevistos, resiliência.
                  i.  Fazer registos rigorosos de resultados e usar a estatística para os traba-  k.  Escrever o relatório do trabalho realizado, usando os critérios da escri-
                    lhar.                                                      ta científica.
                  j.  Discutir os resultados e tirar conclusões válidas e legítimas, tendo em   l.  Apresentar e discutir publicamente o trabalho realizado, adaptando a
                    conta os resultados e falhas identificadas.                comunicação ao público alvo.



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