Page 178 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            LEIRIA                               MARINHA GRANDE


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE                     VIVE A CIÊNCIA/ESPAÇO,
            POENTE                                                    AR, ÁGUA, ENERGIA E
                                                                      VIDA / CURIOSIDADE E
                                                                      IMAGINAÇÃO SÃO A CHAVE
            Áreas científicas principais:  Física, Química, Ciências Naturais;
            Matemática, Informática                                   PARA UMA VIDA CRIATIVA
            Parceiros: Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de
            Coimbra e Instituto Politécnico de Leiria
            Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º Ciclo ao Ensino Secundário
            Comunidade envolvida: Comunidade escolar




            Promoção e articulação de atividades de ciência entre os ensinos formal
            e não formal desde o 1.º ciclo ao Ensino Secundário e ainda entre as dis-
            ciplinas curriculares, potenciando aprendizagens que estimulem o entu-
            siasmo pela ciência e também a aprendizagem ao longo da vida.
            Equipa base constituída por docentes do 1.º, do 2.º e 3.º ciclos do Ensino
            Básico e do Ensino Secundário das áreas das ciências e tecnologias e co-
            laborações com professores e alunos de outras áreas (Oficina de Projeto,
            Design, Multimédia e Cozinha).
            Temas aglutinadores “O ar, a água e a vida”, “O Espaço” e “Energia, as on-
            das e a luz” por permitirem um largo espetro de assuntos e poderem
            enquadrar as diferentes atividades e os domínios curriculares das disci-
            plinas e áreas disciplinares.
            Atividades/oficinas periódicas com pequenos grupos de alunos do ensi-
            no secundário (STEM com Arduíno, TI-Nspire (TI-InnovatorHube e TI-Ro-
            ver), desenho 3D, impressão 3D e astronomia.
            Elaboração de cartazes e filmes sobre atividades realizadas, ou folhetos
            de divulgação de atividades.
            Comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica, com produ-
            ção de duas tabelas periódicas de grande dimensão (uma temporaria-
            mente afixada no exterior da escola para a comunidade e a outra num
            corredor da escola). Produção de filmes caracterizando os elementos
            químicos e aplicações e de códigos QR ligados a canal Youtube, afixados
            nas tabelas periódicas.
            Participação no concurso nacional Jovens Cientistas (um dos projetos,
            “Relação entre a disponibilidade de Fe e a capacidade de sequestração
            de CO2”, mereceu, na fase final nacional, destaque de bom planeamento,
            criatividade, profundidade científica e o reconhecimento de excelência
            do júri constituído por investigadores e especialistas de referência).
            Atividades interativas e lúdicas realizadas em casa com materiais do dia-
            -a-dia, com os alunos do 2.º ciclo, com propostas semanais de experiên-  LEGENDAS:
            cias simples envolvendo a família no exercício da ciência.   1. Comunicar ciência
            Realização de palestras e programas educativos virtuais.     2. O cientista à distância
                                                                         3. Tabela periódica
                                                                         4. Despertar curiosidade ciência
                                                                         5. Concurso jovens cientistas




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