Page 178 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 178
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
LEIRIA MARINHA GRANDE
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE VIVE A CIÊNCIA/ESPAÇO,
POENTE AR, ÁGUA, ENERGIA E
VIDA / CURIOSIDADE E
IMAGINAÇÃO SÃO A CHAVE
Áreas científicas principais: Física, Química, Ciências Naturais;
Matemática, Informática PARA UMA VIDA CRIATIVA
Parceiros: Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de
Coimbra e Instituto Politécnico de Leiria
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º Ciclo ao Ensino Secundário
Comunidade envolvida: Comunidade escolar
Promoção e articulação de atividades de ciência entre os ensinos formal
e não formal desde o 1.º ciclo ao Ensino Secundário e ainda entre as dis-
ciplinas curriculares, potenciando aprendizagens que estimulem o entu-
siasmo pela ciência e também a aprendizagem ao longo da vida.
Equipa base constituída por docentes do 1.º, do 2.º e 3.º ciclos do Ensino
Básico e do Ensino Secundário das áreas das ciências e tecnologias e co-
laborações com professores e alunos de outras áreas (Oficina de Projeto,
Design, Multimédia e Cozinha).
Temas aglutinadores “O ar, a água e a vida”, “O Espaço” e “Energia, as on-
das e a luz” por permitirem um largo espetro de assuntos e poderem
enquadrar as diferentes atividades e os domínios curriculares das disci-
plinas e áreas disciplinares.
Atividades/oficinas periódicas com pequenos grupos de alunos do ensi-
no secundário (STEM com Arduíno, TI-Nspire (TI-InnovatorHube e TI-Ro-
ver), desenho 3D, impressão 3D e astronomia.
Elaboração de cartazes e filmes sobre atividades realizadas, ou folhetos
de divulgação de atividades.
Comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica, com produ-
ção de duas tabelas periódicas de grande dimensão (uma temporaria-
mente afixada no exterior da escola para a comunidade e a outra num
corredor da escola). Produção de filmes caracterizando os elementos
químicos e aplicações e de códigos QR ligados a canal Youtube, afixados
nas tabelas periódicas.
Participação no concurso nacional Jovens Cientistas (um dos projetos,
“Relação entre a disponibilidade de Fe e a capacidade de sequestração
de CO2”, mereceu, na fase final nacional, destaque de bom planeamento,
criatividade, profundidade científica e o reconhecimento de excelência
do júri constituído por investigadores e especialistas de referência).
Atividades interativas e lúdicas realizadas em casa com materiais do dia-
-a-dia, com os alunos do 2.º ciclo, com propostas semanais de experiên- LEGENDAS:
cias simples envolvendo a família no exercício da ciência. 1. Comunicar ciência
Realização de palestras e programas educativos virtuais. 2. O cientista à distância
3. Tabela periódica
4. Despertar curiosidade ciência
5. Concurso jovens cientistas
178