A Rede Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola integra uma comunidade com um número muito expressivo de CCVnE e por isso, queremos reunir todos num espaço e num tempo de ENCONTRO.Os Clubes Ciência Viva na Escola são espaços de conhecimento abertos e dirigidos a toda a comunidade educativa que potenciam a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação, e a criação de parcerias sólidas com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, Centros Ciência Viva, empresas com I&D, museus e outras instituições culturais.

São promovidos pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pela Direção-Geral da Educação.

Programa

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva | 13 de outubro

09H30 Receção e boas-vindas

10H00 Abertura

• Rosalia Vargas · Presidente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
  • Pedro Cunha · Diretor-Geral da Educação
  • Pedro Nuno Teixeira · Secretário de Estado do Ensino Superior

10H30 Desafios emergentes: o que nos diz a investigação?

Intervenções com a duração de 15 minutos

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
  • Isabel Trigo · Investigadora do Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA
  • Gil Penha-Lopes · Investigador do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas da Universidade de Lisboa
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • João Leite · Professor Catedrático na NOVA LINCS da Universidade Nova de Lisboa
  • SAÚDE
  • Joana Branco · Biocant, Cantanhede
  • ALIMENTAÇÃO
  • Ana Isabel Costa · Investigadora na Universidade Católica Portuguesa

11H45 Diálogos em direto

Sessão posters

12H45 Almoço volante

Área expositiva do piso 1

14H00 Diálogos em direto

Sessão posters

15H00 A ciência, a educação, os museus e o mundo

Nuno Ferrand

Diretor do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos e do Laboratório Associado InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva. Professor Catedrático no Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências, da Universidade do Porto. Tem estabelecido os InBio-Cibio TwinLabs, uma rede de laboratórios colaborativos em países africanos, para promover a capacitação científica e tecnológica, a formação avançada de recursos humanos e a transferência de conhecimento. Nuno Ferrand coordena também o centro europeu BIOPOLIS, formado pela associação do CIBIO/InBIO, Porto Business School e da Universidade de Montpellier, em França, mobilizando o maior financiamento atribuído a um centro de investigação em Portugal.

A divulgação científica junto do público tem um lugar de grande destaque na sua atividade. Criou a série As Novas Viagens Philosophicas, que relata a investigação realizada por equipas do CIBIO em diferentes continentes e foi exibida na RTP 1.

É fundador do novo Museu de Ciência e História Natural da Universidade do Porto e da Galeria de Biodiversidade, mais tarde integrado na Rede de Centros Ciência Viva. Tem lançado vários projetos no país para valorização de zonas do interior, integrando investigação, residências para cientistas, transferência de conhecimento para a economia local e soluções para os problemas das alterações climáticas e do interior. Tudo em estreita e permanente relação de cultura científica com a comunidade educativa e a população.

16H00 Uma reflexão em torno do trabalho colaborativo em rede

Intervenções com a duração de 5 minutos seguida de partilha/debate entre oradores e audiência.

Moderadora:

Oradores:

• Isabel Flores · Diretora Executiva do Instituto de Políticas Públicas e Sociais do Instituto Universitário de Lisboa
  • João Vieira · Diretor do Centro Ciência Viva de Braga
  • José Matos · Responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária
  • João Lobo · Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova
  • Diogo Sousa, Diretor Executivo da Fundação Galp

17H15 Fim dos trabalhos

NÃO PERCA A MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO PISO 0, DAS 10.00 ÀS 18.00.

Mostra de Ciência e Tecnologia - instituições presentes:

rede logo