Page 115 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 115

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  PORTO                                VILA DO CONDE


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. PEDRO IV DE VILA
                  DO CONDE (EB D. PEDRO IV; EB MARIA PAIS RIBEIRO –
                  “A RIBEIRINHA” E 18 EB DO 1.º CICLO)



                  Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Físico-Química,
                  Ciências do Ambiente; Ecologia
                  Parceiros: Câmara Municipal de Vila do Conde; Centro de Moni-
                  torização e Interpretação Ambiental de V. Conde; Centro Ciência
                  Viva de Vila do Conde; Junta de Freguesia de Mindelo; A Fábrica
                  – Centro Ciência Viva de Aveiro; LIPOR - Serviço Intermunicipa-
                  lizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto; Associação dos
                  Amigos do Mindelo para a Defesa do Ambiente; Projeto Rios;
                  Indaqua Vila do Conde; CIBIO-InBIO, Centro de Investigação em
                  Biodiversidade e Recursos Genéticos
                  Níveis/Anos de Escolaridade: Do 1.º ano ao 9.º ano, do Ensino
                  Básico
                  Comunidade envolvida: Comunidade Escolar; Pais/Encarrega-
                  dos de Educação; Comunidade Local





                  O Clube de Ciências Green Team conta com a presença de um grupo ati-
                  vo de alunos de níveis de escolaridade diversos que, ora desempenham
                  o papel de monitores, ora o papel de investigadores. São dinamizadas
                  várias iniciativas:
                  •  Oficinas de elaboração de sabonetes e detergentes ecológicos;  LEGENDAS:
                  •  Oficinas temáticas em articulação com vários dos nossos parceiros;  1. Preparação de sementeiras de
                  •  Oficinas de Upcycling e sessões de sensibilização para a prevenção   inverno
                    dos resíduos;                                              2. Acidificação Oceanos – Semanas
                                                                               Temáticas com dinamização de ses-
                  •  Campanhas de promoção/sensibilização para a política de valoriza-  sões flash sob o tema “Acidificação dos
                    ção dos resíduos e para a redução do desperdício alimentar;  Oceanos”, realizadas em várias turmas
                                                                               e dinamizadas pelos alunos do Clube
                  •  Palestras diversas;                                       de Ciências
                  •  Saídas de Campo e ações de limpeza na área de PPRLVC – Reserva   3. Realização de palestras sob temáti-
                                                                               cas variadas
                    Ornitológica do Mindelo;
                                                                               4. Unidade Incineração – Visita de
                  •  Observação e mapeamento de uma espécie vegetal invasora, numa   Estudo à Unidade de Incineração da
                    iniciativa de ciência-cidadã;                              Lipor
                  •  Visita de estudo – Unidade de Incineração da Lipor.
                  Na “Horta do Óscar” – horta/estufa e charco, procedemos à organização
                  e manutenção de algumas sementeiras, limpeza, exploração da biodi-
                  versidade com identificação de alguns seres vivos e criação de viveiros
                  de plantas autóctones. Comemoramos dias e semanas especiais - Sema-  Dinamizamos duas ações de formação “Crescer com Ciência” destinadas
                  na do Espaço, Semana da Ciência e da Tecnologia e Semana Europeia   a docentes do 1.º Ciclo, trabalhando em estreita colaboração com o Cen-
                  da Prevenção de Resíduos, entre outras. Participamos no Programa Ge-  tro de Formação da nossa área de intervenção.
                  ração+. Promovemos a exposição fotográfica “Biodiversidade na nossa   Acreditamos que a implementação e desenvolvimento deste Projeto se
                  Terra” da autoria de Fernando Ferreira, um dos nossos Encarregados de   revela uma mais-valia para toda a comunidade escolar, pelas dinâmicas
                  Educação, organizando as visitas a esta exposição didática para alunos e   geradas, pelos parceiros envolvidos e pelo espírito de partilha alcança-
                  comunidade envolvente (exemplo dos idosos do Centro Social de Min-  do, contribuindo para uma maior literacia científica que perdurará no
                  delo).                                                    tempo e na memória de TODOS!

                                                                         115
   110   111   112   113   114   115   116   117   118   119   120