Page 115 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 115
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
PORTO VILA DO CONDE
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. PEDRO IV DE VILA
DO CONDE (EB D. PEDRO IV; EB MARIA PAIS RIBEIRO –
“A RIBEIRINHA” E 18 EB DO 1.º CICLO)
Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Físico-Química,
Ciências do Ambiente; Ecologia
Parceiros: Câmara Municipal de Vila do Conde; Centro de Moni-
torização e Interpretação Ambiental de V. Conde; Centro Ciência
Viva de Vila do Conde; Junta de Freguesia de Mindelo; A Fábrica
– Centro Ciência Viva de Aveiro; LIPOR - Serviço Intermunicipa-
lizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto; Associação dos
Amigos do Mindelo para a Defesa do Ambiente; Projeto Rios;
Indaqua Vila do Conde; CIBIO-InBIO, Centro de Investigação em
Biodiversidade e Recursos Genéticos
Níveis/Anos de Escolaridade: Do 1.º ano ao 9.º ano, do Ensino
Básico
Comunidade envolvida: Comunidade Escolar; Pais/Encarrega-
dos de Educação; Comunidade Local
O Clube de Ciências Green Team conta com a presença de um grupo ati-
vo de alunos de níveis de escolaridade diversos que, ora desempenham
o papel de monitores, ora o papel de investigadores. São dinamizadas
várias iniciativas:
• Oficinas de elaboração de sabonetes e detergentes ecológicos; LEGENDAS:
• Oficinas temáticas em articulação com vários dos nossos parceiros; 1. Preparação de sementeiras de
• Oficinas de Upcycling e sessões de sensibilização para a prevenção inverno
dos resíduos; 2. Acidificação Oceanos – Semanas
Temáticas com dinamização de ses-
• Campanhas de promoção/sensibilização para a política de valoriza- sões flash sob o tema “Acidificação dos
ção dos resíduos e para a redução do desperdício alimentar; Oceanos”, realizadas em várias turmas
e dinamizadas pelos alunos do Clube
• Palestras diversas; de Ciências
• Saídas de Campo e ações de limpeza na área de PPRLVC – Reserva 3. Realização de palestras sob temáti-
cas variadas
Ornitológica do Mindelo;
4. Unidade Incineração – Visita de
• Observação e mapeamento de uma espécie vegetal invasora, numa Estudo à Unidade de Incineração da
iniciativa de ciência-cidadã; Lipor
• Visita de estudo – Unidade de Incineração da Lipor.
Na “Horta do Óscar” – horta/estufa e charco, procedemos à organização
e manutenção de algumas sementeiras, limpeza, exploração da biodi-
versidade com identificação de alguns seres vivos e criação de viveiros
de plantas autóctones. Comemoramos dias e semanas especiais - Sema- Dinamizamos duas ações de formação “Crescer com Ciência” destinadas
na do Espaço, Semana da Ciência e da Tecnologia e Semana Europeia a docentes do 1.º Ciclo, trabalhando em estreita colaboração com o Cen-
da Prevenção de Resíduos, entre outras. Participamos no Programa Ge- tro de Formação da nossa área de intervenção.
ração+. Promovemos a exposição fotográfica “Biodiversidade na nossa Acreditamos que a implementação e desenvolvimento deste Projeto se
Terra” da autoria de Fernando Ferreira, um dos nossos Encarregados de revela uma mais-valia para toda a comunidade escolar, pelas dinâmicas
Educação, organizando as visitas a esta exposição didática para alunos e geradas, pelos parceiros envolvidos e pelo espírito de partilha alcança-
comunidade envolvente (exemplo dos idosos do Centro Social de Min- do, contribuindo para uma maior literacia científica que perdurará no
delo). tempo e na memória de TODOS!
115