Page 51 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 51
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
CICLO DE WEBINARS TEMÁTICOS
As perspetivas atuais da educação em ciências argu- Naturais - Biodiversidade num mundo em mudança,
mentam que a aprendizagem deve centrar-se não Ciência e Sociedade, E&D em Ciência-atividades experi-
apenas nos produtos da ciência, ou seja, conceitos, leis mentais-E-LAB, Astronomia e Ensino a Distância).
e teorias, mas também na construção do processo da
ciência. É através do contacto com o mundo da ciência, Estas sessões online contaram com a participação de
especialmente com o que fazem e como fazem os cien- cientistas parceiros dos Clubes CCVnE, tendo os obje-
tistas, com o empenho e o entusiasmo que colocam no tivos seguintes: proporcionar aos professores as ferra-
seu trabalho, bem como com a dinâmica da comunida- mentas necessárias para estimular a motivação e o in-
de científica, que é possível desenvolver aprendizagens teresse dos jovens em aprender ciência; refletir sobre
significativas em ciências. o ensino e a aprendizagem no quadro de uma abor-
dagem pedagógica inovadora e integrada para a área
Neste contexto, o contacto direto de professores e alu- das STE(A)M, na linha do que se perspetiva em termos
nos com os ambientes em que a ciência é construída é europeus; destacar a importância de divulgar, junto dos
muito importante. Na verdade, é fundamental que essa professores, o processo de construção da ciência in loco,
dimensão da educação científica faça parte da forma- promover a atualização científica dos professores.
ção do professor, para que este trabalhe com os seus
alunos nessa perspetiva. Os webinars contemplaram uma comunicação por parte
de um cientista, centrada na sua atividade de investiga-
Assim decorreram em janeiro de 2021 os Webinars Te- ção, com referência a parcerias, nomeadamente no que
máticos, que abordaram 6 temas abrangentes e do in- se refere a eventual trabalho de divulgação científica
teresse dos clubes (Robótica e Programação, Variações junto das escolas.
51