Page 51 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 51

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
























                  CICLO DE WEBINARS TEMÁTICOS









                  As perspetivas atuais da educação em ciências argu-       Naturais - Biodiversidade num mundo em mudança,
                  mentam que a aprendizagem  deve centrar-se não  Ciência e Sociedade, E&D em Ciência-atividades experi-
                  apenas nos produtos da ciência, ou seja, conceitos, leis  mentais-E-LAB, Astronomia e Ensino a Distância).
                  e teorias, mas também na construção do processo da
                  ciência. É através do contacto com o mundo da ciência,    Estas sessões  online contaram com a participação de
                  especialmente com o que fazem e como fazem os cien-       cientistas parceiros dos Clubes CCVnE, tendo os obje-
                  tistas, com o empenho e o entusiasmo que colocam no       tivos seguintes: proporcionar aos professores as ferra-
                  seu trabalho, bem como com a dinâmica da comunida-        mentas necessárias para estimular a motivação e o in-
                  de científica, que é possível desenvolver aprendizagens   teresse  dos  jovens  em aprender  ciência;  refletir  sobre
                  significativas em ciências.                               o ensino e a aprendizagem no quadro de uma abor-
                                                                            dagem pedagógica inovadora e integrada para a área
                  Neste contexto, o contacto direto de professores e alu-   das STE(A)M, na linha do que se perspetiva em termos
                  nos com os ambientes em que a ciência é construída é  europeus; destacar a importância de divulgar, junto dos
                  muito importante. Na verdade, é fundamental que essa  professores, o processo de construção da ciência in loco,
                  dimensão da educação científica faça parte da forma-      promover a atualização científica dos professores.
                  ção do professor, para que este trabalhe com os seus
                  alunos nessa perspetiva.                                  Os webinars contemplaram uma comunicação por parte
                                                                            de um cientista, centrada na sua atividade de investiga-
                  Assim decorreram em janeiro de 2021 os Webinars Te-       ção, com referência a parcerias, nomeadamente no que
                  máticos, que abordaram 6 temas abrangentes e do in-       se  refere a  eventual  trabalho  de  divulgação  científica
                  teresse dos clubes (Robótica e Programação, Variações  junto das escolas.
















                                                                          51
   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56