A Rede Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola cresceu significativamente nos últimos tempos.

Somos já uma comunidade com um número muito expressivo de CCVnE e por isso queremos reunir todos num espaço e num tempo de ENCONTRO.

Os Clubes Ciência Viva na Escola são espaços de conhecimento abertos e dirigidos a toda a comunidade educativa que potenciam a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação, e a criação de parcerias sólidas com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, Centros Ciência Viva, empresas com I&D, museus e outras instituições culturais.

São promovidos pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pela Direção-Geral da Educação.

Programa

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva | 14 de outubro

14H00 Mostra de Ciência e Tecnologia para estabelecimento de parcerias

Instituições científicas, empresas, museus e centros de ciência dão a conhecer o trabalho que desenvolvem promovendo uma oportunidade única para criar parcerias com os Clubes Ciência Viva na Escola. Na área expositiva do Pavilhão do Conhecimento os Clubes apresentam-se sob a forma de posters digitais.

Inclui cocktail servido na área expositiva

16H00 Boas-vindas

O Programa Clubes Ciência Viva na Escola

• Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
  • José Vitor Pedroso, Diretor-Geral da Educação
  • Mário Tavares da Silva, Vice-Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal

16H30 Intervenções convidadas

• Agueda Gras-Velasquez, Diretora do Programa Ciência na European Schoolnet

Doutorada em Astrofísica, é Diretora do Departamento de Ciências da Educação da European Schoolnet (EUN) onde coordena todos os projetos educativos nas áreas STEM. É responsável pela coordenação dos representantes dos Ministérios da Educação na EUN. Tem liderado dezenas de projectos educativos financiados pela Comissão Europeia.

• Alexandre Quintanilha, Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência

Doutorado em Física Teórica, viveu na África do Sul e em Berkeley, na Califórnia. Fundador do Instituto de Biologia Molecular e Celular, presidiu à comissão para a criação do maior consórcio de investigação nacional na área da saúde - o i3S. É membro de várias academias internacionais e presidiu a comités da Comissão Europeia e de outras organizações internacionais de investigação. É atualmente deputado e Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.

17H30 A decisão política nos Clubes Ciência Viva na Escola